quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

(Lais e o) Teste de inglês!

Aproveitar pra falar um pouquinho de mim, já que no outro post nem dei informação nenhuma..

Bom, eu queria fazer intercâmbio antes mesmo de terminar o Ensino Médio. Pensei até em fazer aquele "High School" que é terminar o 2º grau por lá, numa escola ou universidade americana, mas o negócio acabava saindo o olho da cara, e como meus olhos já não são muito bons e eu tenho que usar óculos mas não uso, decidi ficar com eles e esperar eu me formar por aqui mesmo e achar um intercâmbio mais em conta.

Terminei, me formei, feliz da vida, uhuuuuuul (só que sem essa empolgação toda) e comecei a pesquisar de novo. Isso em 2011. E aí minha mãe descobriu esse lindo e maravilhoso programa "au pair". Por mim eu já iria no começo do ano seguinte (2012) de tão empolgada que fiquei, mas ai tem toda aquela coisa dos requisitos básicos e "puff" eu não tinha nada. Nem 18 anos, por consequência nem CNH, nem as 200h com as kids, e meu english era básico do básico!

Comecei a trabalhar com meus pais, e em março de 2012 comecei meu intensivão de inglês (na Minds gente, super indico, são mt bons! Tipo Wise Up só que mais barato (propaganda). Mas ainda precisava completar os 18 pra começar o processo da habilitação, o que só ia acontecer em novembro u.u Fui perdendo a expectativa e desisti. Pra glória de Deus que eu não desisti do inglês também, e comecei o processo da minha habilitação em março de 2013, se não agora eu estaria lascada.

Enfim, aconteceram várias coisas, várias meeesmo! E aí, em novembro, decidi de vez que eu iria sim fazer isso. E comecei o processo! Ou seja, faz 3 meses que comecei o processo e daqui 2 já irei embarcar. (Acabei de notar, olhem essa estranheza, os meses são sempre os mesmos o.o)

Agora sim, o tesssssste girls! MISERICÓRDIA! kkk mentira, não vou assustar vocês. Mas que dá medinho dá. Estou indo pela CC, então vou falar da minha experiência, não sei como é com as outras agências. Se você já pesquisou, com certeza já encontrou como é o teste de inglês da CC. Com os níveis e tau. Bom, a verdade é: não vi quase nada disso no meu teste. 

Quando fui fazer a entrevista de perfil, só no final de todo blá blá blá é que nós fomos falar em english, resultado: fiquei super nervosa e me enrolei bastante. Fiz a simulação do 911 "chamada de emergência" e tau, mas meio que não passei. POR NERVOSISMO GENTE! Nem eu acreditei no quanto fui mal. Whatever.. Marcaram outro teste e fui. Cheguei e a Paty (minha agente) já destrambelhou a falar inglês. Estava mais calma e fluiu bem melhor. Ela não avisava quando mudava de nível, só conversamos por uns 30min, as mesmas perguntas de sempre (Why do you want be an au pair? / What you do? / What do you want to do when you come back? e por ai vai)

Aí, fizemos as simulações de novo, do 911 e de chamadas com as familias. Gente, desembestem a falar. Principalmente nas partes que as perguntas ficam por conta de vocês. Porque responder é fácil, mas formular perguntas.. E é isso que elas querem! Passei nesse, mas a Paty disse que quer continuar falando em english comigo pra eu perder o nervosismo.

Então é isso meninas. Se vocês são nervosas e afobadas assim como eu, única coisa a fazer é dar uma treinada e ir confiante. Se você fala pelo menos o básico, já da pra levar uma conversa. É só ter confiança em si de que você fala inglês SIM, e não ficar com medo de errar.

Uma dica que minhas amigas babacas (que eu conheci num grupão de au pairs do face) deram pra treinar o english, é fazer uma conta no sharedtalk, que é um bate papo com a galera do mundo todo. Procure alguém que fale inglês e seja feliz. E cuidado com os tarados de plantão!

Prometo não falar muito no próximo post galera, beijinhooos
E deixem suas experiências com o teste e com o inglês no geral. E mais dicas também!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

200h ??

Oi meninas(os) (não sei né, tem poucos mas vai saber)

queria começar o blog falando sobre meu app, ou sobre eu estar online e tau (ainda preciso editar tudo e dar cara pro blog), mas comecei minhas horas alone com as kids e PRECISO compartilhar isso com vocês (não que muita gente vá ler, mas a esperança, vocês sabem..)

Bom, quando a gente começa a pesquisar sobre essa doideira toda, uma das primeiras coisas que vemos são os requisitos básicos pra podermos participar do programa. Pois estava eu lá, linda e bela, no site da CC (minha agência) lendo os requisitos e pensando "ah só isso?", quando me deparo com a seguinte frase: " ter pelo menos 200 horas de experiência de trabalho com crianças"

Eu quase surtei (porque eu nem sou de dramatizar a coisa toda), juro! Porque assim, eu quero ir em abril e já achei que não ia dar tempo. Mas aí depois eu fiz umas contas e percebi que se eu arrumasse algum "trabalho" fixo de pelo menos umas 8h por dia, em um mês eu estaria bunita! Me acalmei..

Enfim, não arrumei nada fixo ainda (kk) mas só semana passada eu já juntei 40h *oooooo* Anunciei pra mulherada lá da minha igreja e cuidei de 4 kids diferentes já! Então pra vocês, que não dramatizam assim como eu, acharam que era esse bicho de sete cabeças, senta e respira!

Agora sobre a experiência, meninaaaaaaas, estou amando. E essa semana que não estou mais cuidando de ninguém, estou morrendo de saudade das minhas princesas. Mas aqui vão algumas dicas de situações que vão aparecer: 

1- Machucados: gente, não tem jeito. Criança é criança! Logo no primeiro dia já enfrentei vários dodóis. O negócio é não se desesperar. Se a criança já está aos berros, seu desespero não vai ajudar em absolutamente nada. Mantenha a calma e pense na melhor maneira de fazer ela parar de chorar. Trate dos machucados da forma que der, nem que tenha que passar só água (se forem machucados leves, claro) apenas pra kid ver que você tomou o controle e que vai ficar tudo bem com ela.

2- Sujeira: não fique desesperada em limpar tudo a todo momento. Tudo o que você limpar, 5min depois estará sujo again, o que vai dobrar o seu trabalho. Deixa pra limpar, sei lá, na hora do cochilo.

3- Brincadeira: brinque de tudo o que as kids quiserem brincar, por mais que você não queira, isso irá cansá-las mais rápido.

4- Comida: não dê tudo o que eles querem comer nem em todos os momentos que eles quiserem. Criança adooooora junk food, porcaria! Isso não é saudável, por mais que irá evitar choros e manhas no seu ouvido.

5- Manha: saiba diferenciar. Choro é uma coisa, birra é outra. Não se deixe manipular. Se você perceber que o choro já virou mimo não dê mais atenção. Parece cruel mas não é. Quanto mais atenção você der pra birra das kids, mais elas vão berrar e derramar lágrimas de crocodilo. Já, se elas perceberem que não conseguiram a atenção que queriam de vocês, o "choro" vai acabar e você vai poder explicar que não é assim que as coisas funcionam. Exerçam a autoridade de que parents derem a vocês.

Por enquanto essas foram as que mais me marcaram. De resto é só aproveitar os abraços, beijos, "te amo" e desenhos que irá receber e e ficar muuuuuuito happy!

E vocês? Quais experiências estão tendo ou já tiveram? E quais vocês tem medo de que apareçam pela frente? Comentem meninas!

xoxo